17 de janeiro de 2018

Distrital Sul participou do 466° aniversário de Santo Amaro

No último domingo, 14 de janeiro de 2018, em comemoração aos 466 anos de Santo Amaro, aconteceu a Missa Memorial na Igreja da Matriz do Largo 13 de Maio, celebrada pelo Bispo emérito Dom Fernando Antônio Figueiredo e contou com a presença do diretor superintendente Luiz Augusto Barbosa.



 

O nome do bairro “Santo Amaro” é de origem cristã e este, que tivera outros nomes como “Virapuera” e “Jeribatiba”, ficou conhecido efetivamente como “Santo Amaro” após o padre José de Anchieta rezar a missa com a imagem deste Santo de 513 d.C, de origem Italiana.

No ano de 1832 Santo Amaro tornou-se um município, contudo, foi anexado à capital em 1935, tomando a posição atual de bairro. Há boatos que o motivo foi a construção do Aeroporto de Congonhas que serviu como um local alternativo para o transporte aéreo na capital.

Hoje em dia, a região de Santo Amaro é de grande importância na região Sul da cidade. O comércio da região destaca-se principalmente pela região do Largo 13 de Maio, onde há a presença intensa da cultura nordestina. Além disso o bairro conta com grandes industrias, escritórios, moradias populares, dentre outros.

A intensa programação para as comemorações iniciou-se no dia 13 de janeiro e irão até o dia 31 de janeiro, contando com as mais variadas atrações, como fotográficas, literárias, artísticas plásticas, dentre outras.