Criado para estreitar o relacionamento entre o comércio e os consumidores, o Dia do Cliente, celebrado em 15 de setembro, é também uma oportunidade para as empresas avaliarem um dos pontos mais importantes para o seu público: a qualidade do atendimento.

Deixar um cliente satisfeito não é tão simples quanto parece. Ao contrário do que muitos pensam, para proporcionar a ele uma experiência positiva é preciso muito mais do que educação. Ao entrar em contato com uma empresa, seja em espaço físico ou em um ambiente virtual, o cliente interage com diversos elementos, e garantir que todos estejam organizados é um grande passo para aprimorar o relacionamento do consumidor com o seu negócio.

Veja alguns aspectos que merecem a sua atenção e te ajudarão a ganhar pontos com os seus clientes:

Fachada e vitrine

Já parou para pensar qual é a impressão que as pessoas têm logo que dão de cara com o seu negócio? Ela é muito importante. O estado de conservação da fachada é sempre avaliado, e em alguns casos, decisiva para que o consumidor se interesse ou não pelo que a sua empresa tem a oferecer. Lembre-se também de cuidar das vitrines e balcões onde os seus produtos são expostos: limpeza, iluminação e organização das informações promocionais têm muita importância.

Organização do espaço

Engana-se quem acha que só os clientes mais exigentes notam a organização do espaço. A maioria do público avalia questões como área de recepção, iluminação, decoração, disposição de produtos entre outros aspectos estruturais. Climatização e som também não passam despercebidos, portanto, atente-se a esses detalhes para não afastar os clientes ou fazer com que eles se sintam desconfortáveis no seu estabelecimento.

Pagamento

O atendente responsável por essa etapa precisa estar atento para não cometer erros quanto à forma de pagamento e valor a ser cobrado. Nesse momento, o cliente avalia o interesse, agilidade e preocupação demonstrados; por isso, mesmo com a venda já realizada, é necessário manter a qualidade do atendimento. Vale lembrar que, no caixa, os clientes querem e não gostam que lhes “empurrem” produtos e serviços, uma prática comum, mas bastante desagradável.

Entrega

Ao adquirir uma mercadoria, o cliente precisa receber informações sobre a retirada, entrega ou troca de produtos corretamente. Ele também avalia se os prazos foram cumpridos, se o atendente se despediu e encerrou o atendimento corretamente e, ainda, se a pessoa que o atendeu se colocou à disposição para eventual esclarecimento, troca ou reparo adicional.

Atendimento humanizado

A maior parte dos elementos que destacamos é válida para o atendimento que visa vender tanto produtos quanto serviços. O mais importante é lembrar de realizar um atendimento humanizado e fazer com que o cliente se sinta especial, afinal, é com ele que o seu negócio tem o maior compromisso!

 

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Por ACSP