As datas comemorativas são muito interessantes para o comércio varejista, pois é nesses períodos que as vendas mais sobem. De acordo com as projeções da Boa Vista SCPC, neste ano, as vendas do Dia das Crianças devem crescer em torno de 2,5% em relação a 2017.

Para tornar o seu comércio mais competitivo, estratégia é a palavra de ordem. Quer aproveitar a data para alavancar as vendas? Separamos algumas dicas para te ajudar. Confira:

1. Produtos adequados

Se a data comemorativa é pensada para as crianças, os produtos do seu comércio devem levar em consideração as necessidades desse público: segurança, conforto, qualidade, proposta temática e atendimento às normas vigentes são critérios importantes e geralmente decisivos para os pais que vão às compras.

2. Certificação

Para serem comercializados, os brinquedos precisam de certificação do Inmetro. O selo só é concedido se o produto for aprovado em todos os testes aos quais for submetido.

3. Organização da vitrine

Apesar de serem desenvolvidos para as crianças, os produtos são comprados por adultos, geralmente com algum grau de parentesco. Uma vitrine organizada, que divide produtos por faixa etária ou gênero, por exemplo, pode facilitar a visualização do público consumidor.

4. Decoração da loja

A decoração da loja é um ponto importante tanto para atrair o público quanto para fazer com que ele se sinta confortável no estabelecimento. Elementos lúdicos, nessa data, podem fazer mais sucesso que adesivos de cunho comercial, por exemplo. Utilize brinquedos disponíveis para venda, como bicicletas, pipas, bonecas etc. Use a criatividade!

5. Atendimento acolhedor

Muitas vezes, as crianças escolhem o próprio presente e vão às lojas acompanhadas dos adultos. Fique atento à forma de atendê-las, sem falar com superioridade ou exagerar na abordagem “fofa”.

6. Paciência

Dependendo da idade, as crianças não conseguem explicar muito bem a relação prática com certos produtos como, por exemplo, uma peça de roupa. Nesses casos, é preciso que o adulto avalie tamanho, conforto e alguns outros fatores, e a criança pode ficar irritada ou agitada. Seja compreensivo e paciente.

7. Preparação da equipe

Para quem vende brinquedos, por exemplo, a diversidade de produtos costuma ser grande; portanto, é preciso que a equipe esteja preparada para argumentar e explicar sobre cada um.

Para proporcionar brincadeiras mais divertidas, é preciso considerar aspectos como as condições da criança: brinquedos que exigem mais coordenação motora, como patins e skates, são recomendados para crianças maiores; e itens de playground são adequados para aquelas que moram em casa ou têm varanda grande no apartamento. Às vésperas da data comemorativa, reforce o treinamento dos funcionários e instrua-os a ouvirem as necessidades e desejos dos pais.

Confira dicas para melhorar o desempenho dos seus vendedores!

Com empenho e atenção às necessidades e desejos do público, os presentes sugeridos pelo seu comércio farão a alegria das crianças e as vendas serão um sucesso! Conheça a solução da ACSP para você vender melhor e com mais segurança.

 

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Por ACSP