29 de março de 2018

Novos negócios não caem do céu! Veja a importância do networking para as médias e pequenas empresas

O networking voltado para os negócios tem especial relevância para pequenas e médias empresas, uma vez que elas precisam manter uma postura ativa para gerar novos contatos e expandir sua rede. As grandes empresas recebem novas propostas aos montes, todos os dias.   

Quando bem feito, o networking coloca os empreendedores em contato com várias oportunidades de negócios, com novos clientes, com potenciais parceiros e fornecedores, e por essas razões ele precisa estar entre as atividades prioritárias de quem toca negócios de médio e pequeno porte.

Extraídos de uma pesquisa do Hubspot, os números abaixo enfatizam a importância dos eventos presenciais de networking para as MPEs:

> 85% das pessoas dizem que reuniões e conferências presenciais permitem que elas criem relacionamentos comerciais mais significativos

> 49% das pessoas dizem que as reuniões de negócios em pessoa são preferidas, uma vez que possibilitam aprofundamento nos assuntos, o que leva a um pensamento estratégico mais complexo

> 95% das pessoas dizem que as reuniões presenciais são essenciais para construir relacionamentos comerciais de longo prazo

Eventos em associações do seu ramo de atuação, como conferências, workshops e rodadas de negócios, são boas maneiras de construir uma rede se não está muito claro para você o tipo de novos contatos que está buscando.

Verbalizar para desconhecidos sobre a sua operação pode te ajudar a entender melhor o propósito da sua empresa. E em contra partida, ouvir as experiências de outros empreendedores do mesmo setor pode te ajudar a enxergar quais as lacunas que precisam ser preenchidas.

>>> LEIA TAMBÉM: O que é networking e como fazer direito!  

Mas lembre-se: Certifique-se de saber porque você está ali, qual o seu objetivo e vá sempre munido de cartões de visita para entregar aos novos contatos que venha a fazer.

E não esqueça: Após os eventos de networking, é importante manter registros organizados dos novos contatos. O networking só funciona se ele for cultivado frequentemente, com contatos regulares. Afinal, você não quer ser conhecido como a pessoa que só entra em contato quando está precisando de alguma coisa.

  

Participe das RODADAS DE NEGÓCIOS promovidas pelas Distritais da ACSP. Nós te colocamos em contato com as pessoas certas.  

 


 

Quem somos

A Associação Comercial de São Paulo é uma instituição sem fins lucrativos que há mais de 100 anos se propõe a apoiar e promover as iniciativas empresariais e o empreendedorismo.

Trabalhamos em prol de empresas e empresários que almejam manter competitividade e sustentabilidade em um ambiente de negócios realizador que promove e engaja mudanças positivas. 

Nós atuamos em benefício de nossos associados em intermediações comerciais com parceiros para oferecer produtos, serviços e soluções com melhores condições e custos menores. 

VOCÊ CHEGA LÁ COM O NOSSO APOIO. Amplie suas chances de crescer fazendo parte de nossa comunidade. Associe-se