15 de junho de 2018

Temas em Análise nº 177: Efeito calendário prejudica supermercados em abril

Em abril, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto
Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o volume de vendas do varejo restrito (que não inclui
veículos e material de construção) subiu 0,6%, frente ao mesmo mês de 2017.

Já, o varejo amplo, que inclui veículos e material de construção, apresentou alta de
8,6%, na mesma base de comparação, beneficiado pela queda dos juros e alongamento de
prazo. Os acumulados de 12 meses apresentaram aumentos de 3,7% e 7,0%, respectivamente.

Em relação a abril do ano passado, o crescimento teve perfil desigual. Os
supermercados, mostraram estabilidade nas vendas. O feriado da Semana Santa caiu em março
neste ano, enquanto em 2017 ocorreu em abril. A maior influência positiva no varejo restrito
correu por conta do ramo de farmácias, enquanto móveis e eletrodomésticos, informática,
material de construção e veículos foram beneficiados pelos juros mais baixos e prazos de
financiamento maiores.

 

 

Em síntese, o varejo segue em recuperação, mas de forma lenta e desigual. A
paralisação dos caminhoneiros deverá exercer influência negativa nos dados de maio e
junho, porém, não será capaz de mudar a trajetória de retomada das vendas do
comércio, que também tem se beneficiado da base de comparação fraca do ano
passado.