13 de abril de 2018

Temas em Análise nº 170: Em Fevereiro, varejo cresce menos do que o esperado

Em fevereiro, de acordo com o IBGE, as vendas do varejo restrito (que não considera
veículos e materiais de construção) subiram apenas 1,3%, sobre o mesmo mês de 2017, bem
abaixo das expectativas de mercado. Já o varejo ampliado (que inclui todos os segmentos),
apresentou alta de 5,2%, na mesma base de comparação. Apesar disso, os resultados
acumulados em 12 meses continuaram em trajetória ascendente (2,8% e 5,4%,
respectivamente).

Na comparação com fevereiro do ano passado, as maiores influências positivas ficaram
por conta das vendas dos supermercados e dos outros artigos de uso pessoal e doméstico,
seguidos por móveis e eletrodomésticos, veículos, informática e material de construção. Esses
resultados refletem a recuperação do poder de compra das famílias, a maior geração de
emprego e o aumento do crédito, com menores juros e maiores prazos de
financiamento. Na contramão, houve queda no volume comercializado de tecidos, vestuários
e calçados.

Em síntese, o varejo segue em recuperação, após 11 meses de altas consecutivas
mensais. Porém, flutuações no ritmo de crescimento indicam que é preciso reduzir ainda mais
os juros, no contexto de surpresas baixistas da inflação.